SQL GO!!!

select 'Blog focado em SQL Server' from blog where nome ='SQLGO.wordpress.com'

Criando um relatório no Reporting Services 2008 R2

Olá pessoal, trabalho há alguns anos com o MSSQL2005 e uma das ferramentas que mais utilizo é o Reporting Services, vou iniciar uma série de post com exemplos de relatórios e expressões na versão 2008 R2. Vamos lá.

Clique em iniciar >> Microsoft SQL Server 2008 R2 >> SQL Server Business Intelligence e Development Studio.

image

Irá abir uma janela do Visual Studio, agora clique em File >> New >> Project , selecione Report Server Project, nomeie o projeto e selecione o diretório. Você terá uma tela semelhante a abaixo:

image

Para criar um relatório precisamos antes definir a fonte de dados que o mesmo utilizará, para isso na aba Solution Explorer que está localizada lado direito da imagem acima, agora clique com o botão direito em Shared Data Sources, a seguir selecione a opção Add new data source. Nomeio o seu DataSource, selecione o tipo, nós vamos utilizar o Microsoft Sql Server agora clique em edit para configurar o servidor SQL, as credenciais de acesso e a base com os dados após isso será preenchido automaticamente o campo Connection string.

image >> image

Agora vamos criar o relatório. Clique com o botão direito em Reports que fica abaixo de Shared Data Sources e selecione a opção Add new report, será iniciado o Report wizard.

image

Clique em Next, selecione na opção Shared Data Source o DataSouce que criamos anteriomente, clique em next e digite a query que será utilizada no relatório ou selecione o “QueryBuilder” e monte a sua consulta, eu vou utilizar a base de teste da MS AdventureWorks.

SELECT    ProductID, Name, ProductNumber, Color, ListPrice, Size, Weight
FROM    Production.Product

Selecione a opção Tabular, agora temos que selecionar os campos que serão utlizados.

Pages = os dados são agrupados, a separação dos grupos será feita por páginas. (não utilizaremos nesse relatório)

Group = os dados são agrupados, a separação dos grupos será feita por linhas. (não utilizaremos nesse relatório)

Details = os dados são listados como uma tabela simples. (Selecione todos os campos disponíveis ou que deseja mostrar no relatório)

image

Clique em next e selecione o estilo desejado, next novamente e nomeie o relatório e finish. Vocês terão uma tela semelhante a abaixo:

image

Agora clique fora do relatório e localize a opção Language na aba Properties situada no lado direito da imagem e altere para Pt-BR assim a formatação será adaptada para o Brasil. Caso queira mudar cores, fontes, etc, clique no campo ou selecione os campos desejados e identifique na aba Properties o que deseja alterar.

image

Agora clique em visualizar e pronto você finalizou seu primeiro relatório.

image

O relatório criado está na minha pasta de compartilhamento do SkyDrive

ReportingServices >> Relatorio >> Demo1.rdl

Uma resposta para “Criando um relatório no Reporting Services 2008 R2

  1. Paulo Sergio Sarraino setembro 20, 2012 às 7:51 pm

    Olá meninas,

    Estou pesquisando na net sobre configurações do ReportServer. Você sabe algo a respeito? Ou alguém que pode ajudar?

    Minha dúvida é o seguinte: como tenho 2 aplicações, organizei os arquivos necessários em 2 pastas relacionadas. Como as aplicações envolvem áreas diferentes, gostaria de controlar o acesso dos usuários aos relatórios no nível das aplicações.

    Atualmente, o acesso é controlado pela pasta ReportServer que fica no nível superior e não consigo visualizar as pastas das aplicações pelo Windows Explorer (será que são virtuais?)…

    Minha versão é 2008 R2…
    Enfim, qualquer ajuda é bem-vinda…

Deixe um comentário